Inaugurada no dia 10 de setembro de 2012, a Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã é a primeira do Estado de Pernambuco e uma das poucas do Brasil. A iniciativa partiu do fundador e coordenador da Orquestra, juiz João Targino, e visa não apenas a oferecer um curso único de profissionalização para os adolescentes da comunidade do Coque, no Recife, mas também a preservação de dois ofícios que estão quase extintos em todo o mundo: os de luthier e archetier.
O luthier (ou lutiê, na grafia em português) é o profissional que executa o trabalho artesanal ade construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais. O nome desse ofício vem da palavra “luth”, como é chamado o instrumento alaúde, em francês, com provável origem no termo árabe “al-'oud”, que significa "madeira". No caso da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, o ensino oferecido aos alunos é voltado, especificamente, para a manufatura e manutenção de instrumentos de cordas friccionadas de uma orquestra sinfônica, tendo como modelo-base o violino, e segue as tradições dos mestres da escola italiana de Cremona.
O curso tem duração de três anos e, ao fazer a matrícula, o estudante selecionado deve optar pela especialização em luteria ou arqueteria. Embora focados em apenas uma dessas especialidades, os alunos aprendem a fazer o trabalho de manutenção da outra. Não é exigido conhecimento prévio na área e os candidatos devem ter entre 15 e 17 anos para solicitar avaliação para admissão. Fora dessa faixa etária, os casos serão avaliados individualmente.
Durante a formação, os alunos passam a conhecer os materiais e ferramentas utilizados na construção dos instrumentos, a história do ofício, os grandes luthiers e os modelos de instrumentos criados por eles que, ainda hoje, servem de base para o trabalho dos artesãos, além de toda a feitura e montagem das diversas peças que compõem cada instrumento musical e, por fim, a aplicação do verniz, que dá a aparência avermelhada característica. Os alunos recebem, ademais, aulas de idioma estrangeiro, que pode ser inglês, espanhol ou italiano.
O archetier (ou arqueteiro, na grafia em português) é o artesão cujo ofício consiste em fabricar arcos para instrumentos musicais. O termo também vem da língua francesa e é derivado da palavra "archet", que significa arco. É comum haver profissionais dedicados, exclusivamente, à construção desses arcos, prática que data, ao menos, do século XVI, quando já era utilizada a madeira de pau-brasil - preferida pela sua flexibilidade e pela ausência de nós, característica fundamental para evitar quebras. Na OCC, os alunos também são preparados para exercer esse ofício que é tão fundamental quanto o do luthier.
Assim como na formação de luteria, o curso tem duração de três anos e os alunos aprendem a fazer a manutenção, também, de instrumentos musicais. Igualmente, não é exigido conhecimento prévio e os candidatos devem ter entre 15 e 17 anos. Durante a formação, os alunos passam a conhecer os materiais e ferramentas utilizados na construção de arcos que, para além da madeira, também utilizada nos instrumentos, inclui a crina de cavalo, parte que é friccionada contra as cordas do instrumento, fazendo-a vibrar e produzir som.
Passam a conhecer, também, os grandes artesãos construtores de arco, bem como os modelos desenvolvidos por eles, que foram evoluindo ao longo da história da música, assim como os instrumentos, de acordo com a sonoridade exigida pelos diversos estilos que atravessaram os séculos. Tal como na especialização em luteria, os alunos de arqueteria também recebem aulas de idioma estrangeiro.
Orquestra Criança Cidadã © Todos os direitos reservados
