O luthier (ou lutiê, na grafia em português) é o profissional que executa o trabalho artesanal ade construção, restauração e manutenção de instrumentos musicais. O nome desse ofício vem da palavra “luth”, como é chamado o instrumento alaúde, em francês, com provável origem no termo árabe “al-'oud”, que significa "madeira". No caso da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, o ensino oferecido aos alunos é voltado, especificamente, para a manufatura e manutenção de instrumentos de cordas friccionadas de uma orquestra sinfônica, tendo como modelo-base o violino, e segue as tradições dos mestres da escola italiana de Cremona.
O curso tem duração de três anos e, ao fazer a matrícula, o estudante selecionado deve optar pela especialização em luteria ou arqueteria. Embora focados em apenas uma dessas especialidades, os alunos aprendem a fazer o trabalho de manutenção da outra. Não é exigido conhecimento prévio na área e os candidatos devem ter entre 15 e 17 anos para solicitar avaliação para admissão. Fora dessa faixa etária, os casos serão avaliados individualmente.
Durante a formação, os alunos passam a conhecer os materiais e ferramentas utilizados na construção dos instrumentos, a história do ofício, os grandes luthiers e os modelos de instrumentos criados por eles que, ainda hoje, servem de base para o trabalho dos artesãos, além de toda a feitura e montagem das diversas peças que compõem cada instrumento musical e, por fim, a aplicação do verniz, que dá a aparência avermelhada característica. Os alunos recebem, ademais, aulas de idioma estrangeiro, que pode ser inglês, espanhol ou italiano.
Orquestra Criança Cidadã © Todos os direitos reservados
