
A Escola
Inaugurada no dia 10 de setembro de 2012, a Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã é a primeira do Estado de Pernambuco e uma das poucas do Brasil. A iniciativa partiu do fundador e coordenador da Orquestra, juiz João Targino, e visa não apenas a oferecer um curso único de profissionalização para os adolescentes da Região Metropolitana do Recife, mas também a preservação de dois ofícios que estão quase extintos em todo o mundo: os de luthier e archetier.
A Escola iniciou suas atividades graças ao apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que financiou a compra das máquinas e ferramentas necessárias para o curso de formação de luthier, e ao apoio do 7º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro, que forneceu o espaço para a construção da oficina. Os professores João Batista (in memoriam) e Júlio Rocha foram os primeiros responsáveis pelas aulas de luteria e arqueteria e, em 2014, o professor Carlos Alberto Filho juntou-se ao projeto.
Em dezembro de 2019, diante da necessidade de mais espaço físico para atender a uma maior quantidade de alunos, foi iniciada a construção de novas instalações para a Escola, que hoje tem 500m² de área construída e capacidade para receber até 50 estudantes, dispondo de amplas salas e novos equipamentos, estes adquiridos, mais uma vez, graças ao apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A obra de ampliação contou com o financiamento da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e a Escola passou a contar, em 2021, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
***
É VEDADA a execução de serviços particulares pela Escola, cuja função é, estritamente, proceder ao reparo e à construção de instrumentos para a Orquestra Criança Cidadã.