
Formação de Arqueteria
O archetier (ou arqueteiro, na grafia em português) é o artesão cujo ofício consiste em fabricar arcos para instrumentos musicais. O termo também vem da língua francesa e é derivado da palavra "archet", que significa arco. É comum haver profissionais dedicados, exclusivamente, à construção desses arcos, prática que data, ao menos, do século XVI, quando já era utilizada a madeira de pau-brasil – preferida pela sua flexibilidade e pela ausência de nós, característica fundamental para evitar quebras. Na OCC, os alunos também são preparados para exercer esse ofício que é tão fundamental quanto o do luthier.
Assim como na formação de luteria, o curso tem duração de três anos e os alunos aprendem a fazer a manutenção, também, de instrumentos musicais. Igualmente, não é exigido conhecimento prévio e os candidatos devem ter entre 15 e 17 anos. Durante a formação, os alunos passam a conhecer os materiais e ferramentas utilizados na construção de arcos que, para além da madeira, também utilizada nos instrumentos, inclui a crina de cavalo, parte que é friccionada contra as cordas do instrumento, fazendo-a vibrar e produzir som.
Passam a conhecer, também, os grandes artesãos construtores de arco, bem como os modelos desenvolvidos por eles, que foram evoluindo ao longo da história da música, assim como os instrumentos, de acordo com a sonoridade exigida pelos diversos estilos que atravessaram os séculos. Tal como na especialização em luteria, os alunos de arqueteria também recebem aulas de idioma estrangeiro.