Transformar a tecnologia em aliada do dia a dia facilita nossas atividades e demandas. Na Orquestra Criança Cidadã não é diferente. A Coordenação de Patrimônio Musical foi instituída no projeto em 2024 a partir de uma evolução natural de um setor de armazenamento de instrumentos musicais da OCC.
O nome escolhido para gerir o departamento foi o de Luiz André Lopes Correia, analista e desenvolvedor de sistemas formado pela Faculdade Senac PE. Aos 22 anos, o coordenador recebeu as incumbências de controlar todo o setor de patrimônio musical; desenvolver sistemas para otimizar e melhorar os processos diários do setor; realizar o tombamento de bens, tanto musicais quanto materiais; e garantir a manutenção periódica dos instrumentos, para que eles tenham sempre a melhor performance possível.
“Antes de assumir o cargo, eu trabalhava como auxiliar de manutenção no edifício Paula Batista, no Centro do Recife, prestando serviços para o Tribunal de Justiça de Pernambuco”, relembra Luiz André. “No começo de 2024, o diretor e gestor do contrato sob o qual eu era funcionário recebeu uma ligação do coordenador geral e idealizador da OCC, solicitando alguém com excelentes conhecimentos em informática e desenvolvimento de sistemas. A oportunidade foi oferecida a mim, e eu aceitei na hora o convite feito por Dr. Targino”, conta.
No momento de sua chegada, Luiz André encarou alguns desafios. “O primeiro foi gerenciar cautelas e documentações. O setor lida com muitos documentos, como termos de responsabilidade, transferência de bens e termos de empréstimo, que exigem total precisão e refletir a realidade do momento em que são usados. A comunicação entre os setores também demandou minha atenção, principalmente em relação às demandas e aos cuidados com os bens musicais do projeto”, relata.
COMO A T.I. É APLICADA NA OCC
A Tecnologia da Informação tem sido essencial para o sucesso do projeto, sendo empregada para as seguintes finalidades na OCC:
• Sistema de solicitação de compras: centraliza o controle de compras de materiais usados no dia a dia de cada setor. Os funcionários podem enviar solicitações, que são automaticamente encaminhadas ao setor financeiro e aguardam aprovação da presidência da AOCC. O sistema também permite acompanhar o status do pedido, acessar notas fiscais e gerar relatórios anuais de compras.
• Sistema de Patrimônio Musical:
- Controle diário de instrumentos: realiza checklists na entrega e na devolução de instrumentos aos alunos, e gera relatórios ao final do expediente;
- Cadastro de bens: gera números de tombamento únicos, rastreia a localização dos itens, identifica responsáveis e mantém o histórico de transferências e manutenções;
- Automatização de termos: gera automaticamente documentos como termos de responsabilidade, empréstimo, transferência, expurgo e doação;
- Integração com o antigo SICONV (atualmente Plataforma TransfereGov): realiza o controle dos bens adquiridos por meio de emendas parlamentares.
- Gestão de fornecedores e manutenções: permite o cadastro de fornecedores e o gerenciamento da manutenção dos bens.
• Sistema de Coordenação Pedagógica, que abarca funcionalidades como:
- cadastro de alunos, turmas, professores e disciplinas;
- lançamento de notas e frequência;
- registro de ocorrências;
- automatização de matrículas e rematrículas, substituindo processos manuais que eram feitos em documentos do Word.
“Ponto importante: todos os sistemas contam com usabilidade, para serem de fácil manuseio, e podem ser acessados por celular, tablet e computador”, ressalta Luiz.
PLANOS
O coordenador de patrimônio musical da OCC lista os planos que tem em mente para 2025. “Uma das ideias é centralizar todos os sistemas em uma única plataforma, para que as informações fiquem mais organizadas e integradas”, revela. “Também pretendemos implementar um sistema de notificações por e-mail e WhatsApp, com relatórios mensais e quinzenais para a presidência e os setores.”
Além disso, estão no radar de Luiz André os seguintes objetivos:
• Desenvolver funcionalidades avançadas para a Coordenação Pedagógica, como organização de eventos, reuniões e atividades externas;
• Criar um sistema de controle de tráfego para o motorista do projeto, garantindo maior eficiência e cuidado com o trabalho desse colaborador;
• Implementar um sistema financeiro de ponta, que integre todas as operações do projeto;
• Otimizar os processos do patrimônio e da OCC, tornando-os mais práticos, rápidos e conectados entre os setores.
