Convênio 929506/2022 - Ministério da Cultura
Esta proposta visa promover aulas de música no projeto Orquestra Criança Cidadã Núcleo do Coque, que atende, gratuitamente, cerca de 36 crianças e jovens de baixa renda na cidade de Recife, estado de Pernambuco. O Projeto tem como intenção promover a cidadania dessas crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial promovendo a proteção social, iniciação musica e ou profissionalização aos participantes. Atua no enfrentamento das condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva.
Convênio 936618/2022 - Ministério da Cultura
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizado no intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental erudita como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu a mais de 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmente durante todo o ano.
Convênio 929534/2022 - Ministério da Cultura
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizado no intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental erudita como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu a mais de 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmente durante todo o ano. Presente também na Comunidade de Camela, uma região semelhante à Comunidade do Coque, com elevado índice de criminalidade e violência, dentro de um bairro que não possui suporte cultural externo com equipamentos culturais que possibilitem a ocupação do tempo ocioso. Contando com o apoio de pessoas físicas e o patrocínio de empresas públicas e privadas, a Orquestra Criança Cidadã se dedica a oferecer, às crianças, adolescentes e jovens, uma oportunidade para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com as possibilidades transformadoras da arte e da cultura. Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 916680/2021 - Ministério do Turismo
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizado no intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, acultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu amais de 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmente durante todo o ano. Contando com o apoio de pessoas físicas e o patrocínio de empresas públicas e privadas, a Orquestra Criança Cidadã se dedica a oferecer, às crianças e aos jovens, uma oportunidade para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com as possibilidades transformadoras da arte e da cultura. Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 903963/2020 - Ministério da Cultura
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizadono intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social os quais as criançase os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza amúsica instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e acidadania.Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevadosindicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais quepossibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu a maisde 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmentedurante todo o ano.Contando com o apoio de pessoas físicas e o patrocínio de empresas públicas eprivadas, a Orquestra Criança Cidadã se dedica a oferecer, às crianças e aos jovens, umaoportunidade para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com aspossibilidades transformadoras da arte e da cultura.Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes da Orquestra comoprotagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados einstruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 904146/2020 - Ministério do Turismo
Esta proposta visa promover aulas de música no projeto Orquestra Criança Cidadã Núcleo do Coque, que atende, gratuitamente, cerca de 300crianças e jovens de baixa renda na cidade de Recife, estado de Pernambuco. O Projeto tem como intenção promover a cidadania dessas criançase jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial promovendo a proteção social,iniciação musica e ou profissionalização aos participantes.O projeto pretende atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, pobreza e pobreza extrema, seus familiares e a comunidade em que convivem. Atua no enfrentamento das condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostasdiariamente. Para isso, utiliza a música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementadoinicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentosculturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva.O Projeto tem como intenção promover a cidadania de crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e delutheria, com orientação psicossocial, proporcionando o reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 905390/2020 - Ministério da Cultura
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizadono intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social os quais as criançase os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza amúsica instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e acidadania.Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevadosindicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais quepossibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu a maisde 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmentedurante todo o ano.Contando com o apoio de pessoas físicas e o patrocínio de empresas públicas eprivadas, a Orquestra Criança Cidadã se dedica a oferecer, às crianças e aos jovens, umaoportunidade para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com aspossibilidades transformadoras da arte e da cultura.Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes da Orquestra comoprotagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados einstruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo marco legal do Estatuto da Criançae do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 908117/2020 - Ministério da Cultura
As atividades desenvolvidas no Projeto Orquestra Criança Cidadã – Escola de Formação de Luthier e Archetier abarcam iniciativas decapacitação, produção e difusão de conhecimento, por meio de do ensino de ofícios, de luteria (i.e. profissão responsável pela construção e reparode instrumentos de corda da família do violino) e archeteria (i.e. profissão de mesmas atribuições, mas relacionadas aos arcos usados para tocarestes instrumentos), para crianças e jovens periféricos e em situação de vulnerabilidade social residentes em bairros do Grande Recife Recife,Pernambuco.Esta Proposta visa executar o Módulo 1 para a formação de archetiers na Escola, que atenderá, gratuitamente, cerca de 25 crianças e jovens emsituação de vulnerabilidade social, pobreza e pobreza extrema no Grande Recife, estado de Pernambuco, esperando ajudar direta e indiretamenteseus familiares e a comunidade em que vivem, ofertando possibilidade ímpar de aprendizado do ofício no Estado.Implementada no Núcleo ‘Coque’ da Orquestra Criança Cidadã, para atender, inicialmente, uma comunidade que concentra sobre sibaixíssimos índices de desenvolvimento humano conjuntamente com um dos mais altos índices de violência, em que as faltas começam pelasnecessidades mais básicas e passam, sem dúvidas, pela carência de equipamentos culturais que predisponham a ocupação produtiva do tempo.O Projeto tenciona promover a cidadania desses adolescentes e jovens através do ensino do ofício de archetier, como forma de disseminar aarte, a cultura e ensejar a profissionalização de jovens, oferecendo, para este fim, orientação psicossocial e promovendo a proteção social, paraalém da iniciação ao ofício aos beneficiários, que, de outra forma, enfrentariam enormes dificuldades em seu desenvolvimento educacional ehumano. Visa ainda proporcionar o reconhecimento aos alunos da Escola como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida emque são alertados e instruídos sobre direitos e deveres instituídos pelo Estatudo da Criança e do Adolescente e outros dispositivos constitucionais.Em 2012 Orquestra Criança Cidadã inaugurou a primeira Escola de Formação e Archetier de Pernambuco. O projeto visava ofertar um cursoúnico no Estado e contribuir para a profissionalização de jovens, contribuindo, para além da formação cidadã e do endereçamento a questõessociais urgentes, a preservação de ofícios que, apesar de necessários para assistência a músicos, conservatórios e Orquestras Sinfonicas, é bastanterara no Brasil. A situação do Archetier, profissional responsável pela confecção e manutenção dos arcos utilizados para tocar os instrumentos dafamília do violino, merece destaque: apesar do Brasil ter em seu solo a matéria prima mais conceituada para a confecção dos arcos, o pau-brasil,internacionalmente conhecido como Pernambuco Wood, que ainda é exportado em pequenas quantidades para este tipo de finalidade, poucos sãoos profissionais brasileiros capacitados a agregar valor a essa matéria.
Convênio 887071/2019 - Ministério da Cultura
O Projeto Orquestra Criança Cidadã é uma iniciativa da sociedade civil, idealizado no intuito de enfrentar as condições de vulnerabilidade e risco social aos quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostos diariamente. Para isso, utiliza-se daa música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilitem a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva, o projeto já atendeu a mais de 500 jovens desde a sua criação, em 2006, e mantém as suas atividades regularmente durante todo o ano. Contando com o apoio de pessoas físicas e o patrocínio de empresas públicas e privadas, a Orquestra Criança Cidadã se dedica a oferecer, às crianças e aos jovens, uma oportunidade para que ultrapassem as fronteiras da pobreza e tenham contato com as possibilidades transformadoras da arte e da cultura. Além disso, proporciona reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo marco legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais.
Convênio 888961/2019 - Ministério do Turismo
Esta proposta visa promover aulas de música no projeto Orquestra Criança Cidadã Núcleo do Coque, que atende, gratuitamente, cerca de 360 crianças e jovens de baixa renda na cidade de Recife, estado de Pernambuco. O Projeto tem como intenção promover a cidadania dessas crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial promovendo a proteção social, iniciação musica e ou profissionalização aos participantes. O projeto pretende atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, pobreza e pobreza extrema, seus familiares e a comunidade em que convivem. Atua no enfrentamento das condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva. O Projeto tem como intenção promover a cidadania de crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial, proporcionando o reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais. As atividades desenvolvidas no Projeto Orquestra Criança Cidadã abarca Iniciativas de capacitação, produção e difusão de conhecimento, por meio de do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria para crianças e jovens periféricos e em situação de vulnerabilidade social residentes no bairro do coque, Recife, Pernambuco.
Convênio 888967/2019 - Ministério do Turismo
Esta proposta visa promover aulas de música no projeto Orquestra Criança Cidadã Núcleo do Coque, que atende, gratuitamente, cerca de 360 crianças e jovens de baixa renda na cidade de Recife, estado de Pernambuco. O Projeto tem como intenção promover a cidadania dessas crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial promovendo a proteção social, iniciação musica e ou profissionalização aos participantes. O projeto pretende atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, pobreza e pobreza extrema, seus familiares e a comunidade em que convivem. Atua no enfrentamento das condições de vulnerabilidade e risco social os quais as crianças e os jovens de famílias de baixa renda estão expostas diariamente. Para isso, utiliza a música instrumental, clássica e popular, como forma de disseminar a arte, a cultura e a cidadania. Implementado inicialmente na Comunidade do Coque, uma região com elevados indicadores de violência, dentro de um bairro que não possui equipamentos culturais que possibilite a ocupação do tempo ocioso de forma produtiva. O Projeto tem como intenção promover a cidadania de crianças e jovens através do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria, com orientação psicossocial, proporcionando o reconhecimento aos participantes da Orquestra como protagonistas de suas histórias e sujeitos de direito, à medida em que são alertados e instruídos sobre seus direitos e deveres instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros dispositivos constitucionais. As atividades desenvolvidas no Projeto Orquestra Criança Cidadã abarca Iniciativas de capacitação, produção e difusão de conhecimento, por meio de do ensino da música clássica, de instrumentos de cordas e de lutheria para crianças e jovens periféricos e em situação de vulnerabilidade social residentes no bairro do coque, Recife, Pernambuco.
A Orquestra Criança Cidadã (OCC) firma Termos de Fomento com órgãos governamentais na esfera federal. A parceria tem o objetivo de manter a OCC em atividade e com os equipamentos necessários ao atendimento de mais de 400 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, visando à conferência de oportunidade de profissionalização.
Convênio 929506/2022 - Ministério da Cultura Convênio 936618/2022 Convênio 929534/2022 - Ministério da Cultura Convênio 916680.2021 – Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo Convênio 903963/2022 – FUNARTE Convênio 904146/2020 – Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo Convênio 905390/2020 – FUNARTE Convênio 908117.2020 – FUNARTE Convênio 887071/2019 – FUNARTE Convênio 888961.2019 – Secretaria Especial de Cultura / Ministério do Turismo Convênio 888967.2019 – Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo
